terça-feira, 23 de agosto de 2011

So Hard to Say Goodbye...

Ola meu amores...

So faltam 2 dias para a minha viagem.. e essa é provavelmente a minha última postagem em solo brasileiro.. agora só nos States! haha
Então vim aqui pra falar sobre o tão doloroso adeus.. ou melhor, até logo...
De início eu não ia fazer nada de mais..  meus amigos estavam de recuperação, tinham provas,não tinham tempo, estavam sem dinheiro e bla bla bla  então só iriam organizar um jantarzinho com pizza pra mim e pronto..
Mas quando foi na sexta-feira eu e minhas amigas mais íntimas marcamos de sair juntas pela última vez, tomar milk shake, assistir um filme essas coisas..  Eu estava meio triste porque de última hora a minha melhor amiga disse que não ia poder mais ir, mas eu fui do mesmo jeito.. tomei meu milk shake com as amigas e fomos pra casa da minha amiga Isabella "assistir ao filme".
Entramos no elevador, e ele parou no andar do salão de festas, quando a porta abriu eu so escutei um "SURPRESA!!!"  e todoooos os meus amigos e familiares estavam la! Eu não desconfiei de absolutamente nada! a seguir a minha cara de surpresa:


Agora tudo começou a fazer sentido..e uma coisa era certa: os meus amigos eram os melhores do mundo! Estava tudo tão lindo! Desde as toalhas de mesa verde e amarelas até os cartazes com mensagens dos meus amigos... Recebi uma caixinha com presentinhos: Uma bandeira do Brasil, uma cartinha, alguns pins, um porta-retrato que escrito nele tinha " Em caso de saudade quebre o vidro" e uma caixinha com umas paradas que prefiro nem comentar kkkk (secret).. Dançamos muuuito músicas brasileiras (axé, pagode, forró) pois vou sentir muita falta disso.. foi simplesmente perfeito..
 Não vou mentir, me emocionei muito.. mas foi quando colocaram o vídeo com fotos e mensagens que eu desabei em lágrimas.. fiquei sem chão.. foram tantos momentos, gestos, carinho, afeição, coisas que só a gente entende... como poderei passar um ano longe dessas pessoas maravilhosas? Boa pergunta.. mas quando eu souber a resposta eu digo...
 É nessas horas que a gente vê o verdadeiro valor das pessoas que as vezes nem damos tanta atenção mas que estão sempre do nosso lado e nos fazem feliz... Mas sou muito grata pelos amigos e pela família maravilhosa que tenho... pois uma das coisas mais difíceis nesse intercâmbio vai ser ficar longe deles.. mas com certeza vai me ajudar a amadurecer,ganhar independência e vai valer a pena!
E fazendo minhas as palavras de Hugo, na verdade de Machado de Assis ou algo assim... (http://emterritoriohungaro.blogspot.com/ )
 "A ausência diminui as amizades medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras"...
Já diz tudo né galera? Sou eternamente grata aos meus amigos e eles estarão sempre comigo no meu coração.. AMO MUITO VOCÊS!

                                 

     Decoração impecável feita pela minha mamis :D






                                                         






       




 Meu exemplo, meu amor, minha base... Te amo mãe..

"A" caixinha


Videozinho mais lindo do mundo... E um errinho básico que resultou em muitas risadas

Amigos pra toda a vida..
Amo vocês demais!

As dançarinas do Tchan rapaz...

Forever Brazilian..

  Então gente é isso ai.. Um beijo pra vocês, desejem-me sorte
e See ya in the USA!

xoxo, SIS

domingo, 14 de agosto de 2011

Caindo a ficha

Oláaaa caros leitores!

Vim fazer esse post meio do nada , já que não tenho nada novo para contar (tirando que comprei os presentes da host family e já separei "quase" tudo o que vou levar) mas voltando ao foco..
Eu comecei a pensar seriamente nesse intercâmbio, vi postagens dos meus amigos que estão em seus respectivos países, fotos, conversas..
E fico cada vez com mais vontade de que chegue logo mas ao mesmo tempo com medo e insegurança..
Ah sei la! só sei que a minha cabeça está um emaranhado de emoções e o coração está a mil..
E esse nervosismo que começou a tomar conta de mim? Está começando a cair a ficha.. que só faltam 10 dias!  Que vou abandonar o arroz com feijão por hamburguer e queijo , a praia por muita neve, o calor tropical  por  um frio congelante, o quente durante todo o ano por estações bem definidas, o ensino Médio pela High School,minha família pela host family, meus amigos brasileiros pelos meus american friends ...
Não da pra dizer o que é pior ou melhor.. é simplesmente diferente!
E era isso mesmo galera.. só precisava dividir com vocês o que estou experimentando...
E fica a mensagem:Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim..
Nada é perfeito, mas sempre temos que fazer com que o lado bom prevaleça, mesmo quando achamos ser quase impossível.. Aprendi isso por experiência própria...
Até a próxima fofuras

xoxo,SIS

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Velkommen Zofie!

Hello filhotes!

Estou há um tempinho sem postar por causa de falta de tempo e um pouco de preguicinha admito haha
Então indo direto ao ponto, a intercambista da Dinamarca Zofie Winther finalmente chegou! dia 5 de agosto, depois de uma super confusão com os vôos, deu tudo certo.. tirando a parte de ela ter chegado e a bagagem não (mas isso é só um pequeno detalhe).
Ela é simplesmente muuuuuito legal! a gente passou horas conversando no meu quarto (agora nosso quarto) sobre a Dinamarca, a família dela, as festas, doideiras com os amigos, sobre o namorado Italiano dela, que por acaso é um fofo (será que ele não tem um amiguinho pra me apresentar?), enfim me dei muito bem com ela e até agora não tivemos problemas. Comecei a ensinar umas palavrinhas e ela até que está bem avançadinha.
Como coisa boa é que nem biscoito, quando vem um vem 18, a bagagem dela cheogou junto com meu Visto e minha autorização (agora é so fazer as malas e ir-me!). Mas sem perder o foco, é tão engraçada esses primeiros momentos dos inbounds aqui no Brasil, porque eles ficam fascinados com coisas que para nós são tão simples e cotidianas, eu por exemplo ouvi cada uma do tipo " Nossa! vocês têm coqueiros por toda a cidade!" " Como aqui é claro!" " Caramba suco feito em casa!" "Vocês realmente bebem água de coco direto do coco? vou contar pra todos os meus amigos, eles não vão acreditar" dentre outras cositas.
No dia seguinte ao que ela chegou iria ter show do Eva ( que é uma banda que eu particularmente adoro) e como eu não perderia por nada nesse mundo resolvi levá-la comigo! Ela ficou fascinada com aquele monte de gente pulando, gritando, dançando... foi beeeem engraçado vê-la tentando imitar o povo e tentar cantar alguma coisa kkk e ela cantava a música em português usando palavras com sons semelhantes do inglês, por exemplo : Agradecer = I gotta say  haha Mas o paia era que eu não conseguia passar 5 segundos sem que a menina fosse puxada por algum homem kkk ninguem merece!
Aí vão algumas fotos

    Zofie com o meu cachorro mais lindo do mundo (Tobby)



          Antes do show com os nossos "lindos" abadás





       Having a very good time at the concert! Yay!




                                                                               Banda EVA!




                 De quem é essa galera? É do EVA!





Então né por enquanto ela está amando, amanhã será o primeiro dia de aula dela ( e eu de quebra vou assistir aula tambem) e vamos ver no que é que dá ne! espero que ela tenha um ótimo ano e que se divirta muito!
By the way faltas 16 dias pra minha viagem! I can't wait!

Beijinhos
xoxo, SIS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Host Family!

Hi what's up everyone?

Então, estou aqui , como o prometido, para fala um pouquinho sobre a minha host family :D
Essa minha primeira família que vai me receber por aproximadamente 4 meses é constituída pelo pai (Tracy) que é um homem de negócios que viaja muito e é viciaaado em American football e o seu time são os Green Bay Packers de Wisconsin (campeões mundiais hoho) , a mãe (Jane) que trabalha meio-turno e fica em casa quase o dia todo e tem como hobby se treinadora de Softball e Volleyball , irmã mais velha (Stephanie) que tem 16 anos é jogadora de softball e volleyball e será Senior (último ano da High School) , irmã do meio (Brooke) de 14 anos que também joga softball e vôlei e será Sophmore (segundo ano da High School), a irmã mais nova (Amber) de nove anos e que na verdade não sei muito sobre ela haha e a cachorrinha da família (Indee) de 4 anos! que é uma fofura. Bom o que eu mais gostei nessa família é o fato de serem muito simpáticos e hospitaleitos e como minha mãe é treinadora e fica grande parte do tempo em casa além de terem boas condições financeiras a comida é de qualidade digamos assim .. o que já ajuda muito na minha meta de não engordar muito haha Uma curiosidade é que Brooke e Stephanie fazem aniversário respectivamente dias 7 e 11 de setembro e eu também faço aniversário nesse mês, mais especificamente no dia 2, então a minha host mom disse que eu me encaixo perfeitamente no calendário de aniversários! Outra coisinhas sobre eles é que gostam muuuuito de American Football mas tem um pequenho probleminha: eles não torcem para o mesmo time! Tracy e Stephanie são Packers , Brooke e Jane torcem pros Minnesota Vikings... o que eu vou fazer quanto a isso?  Boa pergunta!
Mas eles são incríveis, prestativos, têm interesse de vir falar comigo... já conversei com todos e até o meu host father disse que ia compra uma blusa dos Green Bay Packers pra mim, já querendo mais uma torcedora! (serei motivo de discórdia na família? magina!)
E eu sei como vocês devem estar curiosos pra saber como essa família é! então como eu sou muito boazinha aí vão algumas pictures:

                           Host Parents




           Olha aí eles de novo.. Party everyday haha



           Família reunida, so beautiful isn't it?


    Indee a cachorrinha da família... uma delícia né não?




 Booom quanto a host house (a casa que irei morar) é uma fofura, imeeeensa (na minha opinião), mas não vou falar muito não, vou deixar que vocês vejam com os próprios olhos:

                          Living Room




                     Meu quarto *---*



                          Meu banheiro



                                                                                Sala                                  



            Basement (com mesa de ping -pong :D )




 Frente da casa ( e ali no cantinho uma bandeirinha dos EUA)



                   Back Yard (tem cama elástica!)



Espero que tenham gostado sweethearts porque eu amei hehe
 Mal posso esperar pelo dia 25 *--*
Obrigada por lerem e até a próxima
xoxo,SIS

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Blazer

Oláaa leitores!
 
Só to passando rapidinho pra mostrar uma foto do meu blazer que eu esqueci de mostrar com váaaarios pins que eu troquei com os outbounds em Gravatá e muitos eu ganhei de amigos e pá.. brincavam lá na viagem dizendo "Oxente, e você já voltou do intercâmbio foi?" kkk porque realmente já tenho alguns pins.. e eu quero saber onde eu vou colocar os que eu trocar na nos EUA Oo quero voltar ENTUPIDA! kkk


                     Olha ele aí *--*





Um kiss e um cheese

xoxo,SIS

Preparativos

Hello Sweethearts!

Já é minha terceira postagem hoje kk eu sei que vocês devem estar pensando que sou uma desocupada.. E SOU MESMO! Já que por conta do intercâmbio não estou indo mais pra escola e agora pegar no pesado só dia primeiro de setembro haha (morram de inveja!)
Então nesse post vou falar um pouquinho sobre os preparativos para o grande dia! Como ainda faltam 21 dias (ai que feliz *--*) para a minha viagem  não comecei a fazer a mala ainda.. mas quando eu arrumá-la faço uma postagem só sobre isso ok? mas por enquanto vou falar sobre o que eu tenho, que são os pins , alguns presentes para a host family  os cartões de visita e uma surpresinha no final hehe então fiquem ligados!

Bom, no intercâmbio do Rotary há um uniforme que o intercambista tem que vestir quando viaja e nas reuniões do Clube, que é o blazer azul marinho. Geralmente quando o estudante volta do intercâmbio ele parece uma Árvore de Natal , cheio de broches coloridos em seu Blazer, isso acontece porque cada intercambista leva um monte de broches (os quais chamamos pins) do seu país ou região e lá trocam com outros intercambistas de outros países, é muuuuito divertido! Eu e minha mãe fizemos um mooooonte com coisinhas que retratam muito bem o nordeste e minha cidade Aracaju :)
Confiram:

Sandalhinhas de Couro muito usadas no São João (chamamos de Piriquitinhas)



            Mini cangaceiro e o coco :D


         
            Arara + Caju = Aracaju \o/

       

                     Abaninho de palha

                                         

                                                                                Brasil!




Quanto aos presentes para a host family eu vou levar coisinhas bem brasileiras e muito artesanato (que é muito famoso no Nordeste) , estou pensando em levar umas Havaianas para os meus pais e irmãs ( entro em mais detalhes no próximo post que será falando somente da minha host family), daqueles bem simples com a bandeirinha do Brasil, sonho de valsa , uns chocolates Garoto, paninhos artesanais, uma mini camisa da Seleção que coloca penduradinha no carro, uns brinquedos de madeira para a irmã mais nova e café em pó! que foi uma sugestão da intercambista Filandesa (Maiju) que está aqui em Aracaju, ela disse que lá fora o café brasileiro é muuuito apreciado... estou meio sem ideia do que levar mais.. se tiverem alguma sugestão podem falar nos comentários (vai ajudar muuuuito) hehe

Bom e para o final : os cartões de visita! Todo o intercambista  faz váaaaaarios desses para trocar no host country.. para não ficar aquela bagunça "me passa seu face, peraí deixa eu anotar. E o seu twitter qual é? como? não entendi escreve aqui!"  hehe então justamente para evitar esse tipo de situação que fazemos os cartões com o nome, foto sua, o seu país,distrito e clube patrocinador, host country, facebook, e-mail, twitter e tudo que você achar relevante..
Aqui uma fotinha dos meus :


 E como o prometido uma surpresinha... Não sei se já comentei que minha mãe fez intercâmbio... ela foi pra Alemanha há quase 20 anos atrás e ela amooou e queria que eu  desfrutasse de tal experiência também! Aí quando fui pra Recife tirar o visto olha o que a amiga da minha mãe achou na bagunça:



kkkkk os cartões de visita da minha mãe!! Ela deu um grito quando eu mostrei pra ela, disse que estava rídicula e bla bla bla imagina se ela soubesse que eu publiquei isso no blog? me mata!
Pra vocês verem que mesmo depois de 20 anos o intercâmbio ainda  está presente de maneira muito positiva na vida da minha mãe.. até porque a intercambista que vem pra minha casa (que por acaso chega amanhã) é dinamarquesa e além do dinamarquês fala inglês e alemão e minha mãe por conta do intercâmbio vai conseguir se comunicar com ela.. caso contrário estaria ferrada ou teria que arranhar dinamarquês (facinho facinho né?) .. Por isso que eu digo intercâmbio é uma experiência pra vida toda!

Obrigada por lerem queridos, e até o próximo post

xoxo, SIS

Gravatá

Oláaa queridos leitores,

Então, como o Blog está ainda no comecinho tenho muuuuita coisa pra falar do que aconteceu até agora.. Como por exemplo o Treinamento de Outbounds(como são chamados os intercambistas daqui que vão para outro país) do multidistrito Norbrex em Gravatá -PE.
 Foi basicamente 3 dias exaustivos de Palestras intensivas sobre Drogas, Regras do intercâmbio, como arrumar as malas, choque cultural etc...
 Mas em meio a toda essa correria tive a sorte de conhecer os futuros intercambistas mais especiais que existe! Pois quando se é intercambista você sente uma carência imensa de encontrar alguém que esteja na mesma situação que você, para dividir experiências, emoções.. Enfim só intercambista entende intercambista.E lá tive a oportudinade de encontrar Outbounds de Natal, Caruaru, Recife, João Pessoa, Campina Grande... cada um mais legal que o outro e cada um com algo a acrescentar na minha experiência de intercâmbio.
 Os estudantes que vão para os EUA dominavam, a gente brincava dizendo que só tinha os Estados Unidos e o resto kkk por que era muita MUITA gente mesmo indo pra lá! Mas tinha outbound indo pra tudo que é lugar: Alemanha, Finlândia, México, Canadá, Bélgica, Áustria, França e até Taiwan! Só sei que depois do intensivo de palestras nos encontrávamos e ficávamos conversando sobre os preparativos da viagem, emoções pré-intercâmbio, se os namoros continuarão durante o intercâmbio e coisas do gênero.. Brincamos bastante também: Patinho na Lagoa e Máfia, improvisamos uma boate junto com as crianças kk difícil dizer o que a gente não fez lá (no bom sentido claro) ! 
Em seguida umas fotinhas pra vocês terem uma noção:


           A foto Oficial, todos com o Blazer :D
  


                    Galera dos Estados Unidos \o/

                                                   


                         Nossas queridas madrugadas haha



    Fiz amigos que ficarão pro resto da vida com certeza..


Bom, e no final de tudo fizemos uma linda homenagem às pessoas sem as quais nenhum de nós estaria realizando o seu sonho : os nossos pais!
Cantamos a música Tempos Modernos do Lulu Santos com um intercambista tocando violão e também lemos uma carta que todos ajudaram a fazer, foi muitoooooo lindo! Todos os pais se emocionaram, filmaram, choraram. E eu também tenho que admitir haha ( sou muuuuuito manteiga derretida, vocês não têm noção)
A seguir a cartinha, só tenham cuidado para não se emocionarem também, porque ficou muito linda :

Gravatá, 10 de julho de 2011.

   Bravos são os homens que têm coragem de conhecer o desconhecido, explorar o novo, compreender o incompreensível. Porém, mais bravos ainda são aqueles que os apóiam e apostam tudo em suas descobertas.
   O tempo passou rápido. Estamos cada vez mais próximos de embarcarmos para mais um desafio. Lembramo-nos como se fosse ontem o dia em que decidimos encarar essa jornada. No início, existiram muitas indecisões e apreensões, mas hoje temos certeza: Tomamos a decisão correta.
   O dia de irmos embora está chegando, mas isso não nos provoca medo. A ansiedade, animação e felicidade no abordam. Todavia, não desistiremos fácil do que temos em mente, já que foram vocês mesmos que nos ensinaram a não temer o obscuro. Se hoje estamos buscando os nossos sonhos, saibam que isso se dá graças a vocês, que nos deram todo alicerce com a maior dedicação possível.
   É... Uma hora isso ia acontecer, a vida cobra e a gente tem que crescer. E é exatamente isso que o intercâmbio traduz. Sabemos que não será fácil, mas o saldo positivo que ficará conosco... Ah, esse sim será inarrável. Pois, assim como um pássaro sairá do ninho para atingir novos horizontes, partiremos daqui. Não com a certeza de que apenas voltaremos, mas com a mesma de que voltaremos melhores do que partimos.
   Sendo assim, não importa o onde, o como ou o quando, levaremos vocês em nossos corações.
    
                                     Com amor, Outbounds 2011/2012



Até chorei aqui snif, snif
 e quem percebeu um trechinho da música "Onde Estiver" do NX Zero ai?? Pois é só pra constar eu que acrescentei como uma boa fã que eu sou hehe

E depois a despedida né gente.. que eu nem preciso comentar que foi horrível né? Mas eu desejo o melhor para todos, que os seus intercâmbios sejam perfeitos e que a gente possa reunir todo mundo de novo algum dia né? Faz parte, meu intercâmbio começou lá em Gravatá com certeza.

Obrigada por lerem queridíssimos, até a próxima!

xoxo,sis

 

Um pouquinho sobre o Rotary

Hello everybody!
Então hoje vou falar um pouquinho sobre a instituição Rotary , pela qual eu vou fazer o intercâmbio.. Na verdade quem vai falar não sou eu, e sim o meu querido amigo e jájá intercambista na Bélgica  Bruno Nobre.. ele também tem um blog e escreveu tão direitinho sobre o Rotary  que eu por admiração (e um pouquinho de preguiça admito) roubei a postagem dele haha então aí vai!

Olá, vou falar um pouquinho sobre Rotary agora.

Para quem não sabe, o Rotary International não é simplesmente uma agência de intercâmbio particular.
O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários a paz e a boa vontade no mundo inteiro.
Umas das ações dentro das várias que o Rotary faz é o Intercâmbio de Jovens, que movimentam 8 mil estudantes por ano no mundo inteiro, todos dispostos a levar um pouco de sua cultura e aprender algo de diferente no ano que vai morar fora.

O Rotary é dividido em distritos, que por sua vez, são divididos em Clubs. Cada distrito tem seu próprio conjunto de regras. Mas, em linhas gerais, para participar você tem que se inscrever e passar por um processo de seleção que analisa o seu historico escolar e entrevista você e seus pais.
Após dessa seleção acontece a escolha das vagas, que usa como critério a classificação na seleção.
Depois da escolha da sua vaga, começa a correria para preencher o loooongo Application Form, um formulário gigantesco, com informações gerais, informações sobre sua saúde, sua escola e uma redação feita por você e outra pelos seus pais. Parece pouco, mas acredite, demora muito para preencher todo.

Enfim, depois dessa montoeira de papel, você manda para o Rotary que enviará para o seu distrito anfitrião lá fora. E espera.

Essa espera toda é pelo sagrado Guarantee Form (GF), um documento que garante sua vaga no país e que traz todas as informações sobre escola e família que você tanto deseja XD
No meu caso, chegou rápido, no fim de maio (salvo engano), eu já tava com ele na mão.
Mas há casos que, já no começo de agosto, os intercambistas ainda não receberam os GF's.

Outra coisa legal do Rotary é que se você vai pro intercâmbio, você tem que hospedar um intercambista na sua casa,  a reciprocidade faz parte do jogo também.
No meu caso, estou recebendo o Felix, um alemão gente finíssima que já tá aqui faz duas semanas e quase completamente adaptado. Tem dificuldade com a língua, obviamente, e ainda estranha um pouco o calorão de Recife.

Agora você pergunta: ''Por que fazer intercâmbio pelo Rotary e não por uma agência particular, onde eu escolho tudo?''
Primeiramente eu digo, a diferença não é pelo preço. O intercâmbio pelo Rotary não tem muita diferença de valor para os outros, devido às taxas e etc...
Mas a diferença é que, você nunca vai encontrar um intercâmbio tão organizado e estruturado quanto o do Rotary. Pra você ter uma ideia, CADA intercambista tem três pessoas a disposição a qualquer momento, um conselheiro (pessoa fora da família que você pode consultar sem medo) e dois ''hotlines'' que são para problemas mais sérios que você possa eventualmente ter.
Ou seja, tudo é extremamente organizado e bem pensado.

Para aqueles que estão em dúvida se fazem ou não, eu digo logo: corra pro Rotary Club mais próximo e se inscreva o mais rápido possível, porque você não sabe o que está perdendo. E para aqueles que pensam que vão ''perder'' um ano de escola e que vai atrapalhar o processo de vestibular, etc..., na verdade você está GANHANDO um ano, cheio de experiências inimagináveis!

Para você que leu até agora, aquele abraço! E até o próximo post!
Bruno Nobre

Primeira Postagem!

Oláaa meus queridos!

Depois de muita insistência e pressão psicológia e física as vezes haha finalmente criei um blog!
Nesse primeiro post vou falar um pouquinho sobre mim e sobre o enfoque do blog que é o intercâmbio :)
Bom, como vocês já devem saber, meu nome é Valentina Priori, moro em Aracaju -SE e vou passar um ano estudando  nos Estados Unidos (mais especificamente em Hudson  - Wisconsin) , vou falar mais da parte sentimental do intercâmbio, do que há por trás de tudo isso,receios, preocupações, vantagens e desvantagens pois a parte prática (papelada, visto, application form e blá blá blá) todo mundo já sabe ne? e se não souber é só acessar o blog dos meus queridos amigos e também intercambistas : http://cupcakeebrigadeiro.blogspot.com/ , http://emterritoriohungaro.blogspot.com/ , http://maisdoispontos.blogspot.com/
Bom, no momento eu estou na fase pré-viagem, faltam apenas 22 dias *--* e eu estou em um mix de alegria e tristeza, receio e ansiedade , entre sorrisos e lágrimas... Não sei nem como tudo isso pode caber dentro de mim e muito menos como podem se misturar dessa maneira.. mas acreditem ACONTECE!
Todos dizem que para fazer o intercâmbio tem que ter certeza do que quer , olhar todas as possibilidades, vantagens e desvantagens , se realmente vale a pena .. em tese é verdade... Mas pensar duas vezes é bom, mas 3, 4, 5, 10000 nem tanto.. Pensar demais alimenta os medos e incertezas, e isso acontece muito.. pessoas que não fazem intercâmbio pois têm medo de passar um ano fora, de acontecer algo e não ter a família para poder contar e etc..  eu acho que é uma experiência de aprendizado e crescimento pessoal, problemas sem sombra de dúvida existirão mas superar os obstáculos faz parte.. Eu mesma achava que estava fora de cogitação o intercâmbio de um ano, pois iria me prejudicar nos estudos, eu poderia perder meus amigos, me afastar de todos... Mas depois percebi que o eu mais queria era estudar lá mesmo sabe? Fazer High School, ir ao baile de formatura, jogar o meu chapéu pro alto na Graduation e essas coisas.. E isso foi o decisivo, eu sou jovem tenho a vida toda pela frente e o que é um ano comparado aos 10 anos de experiências e independência que eu vou ganhar? Quem já foi diz que foi o melhor ano da vida! E se o seu medo for por parte da escola (como era o meu) olha só esse exemplo, uma menina de Recife que conheci havia feito vestibular e passou em Administração, fez o intercâmbio de um ano no Canadá e quando voltou estudou , correu atrás e passou em Medicina na UFPE.. sentiu a diferença? Força de vontade é tudo! Levando tudo isso em consideração   e como eu já estava cansada de pensar se ia ou não,disse pra mim mesma "quer saber? eu vou sim! Tenho que enfrentar os medos para conseguir o que eu realmente quero" e  não me arrependo!
Então se você tem vontade de fazer intercâmbio VAI FUNDO!!!
Até o próximo post darlings

xoxo,SIS (só intercambista sabe)