quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um pouquinho sobre o Rotary

Hello everybody!
Então hoje vou falar um pouquinho sobre a instituição Rotary , pela qual eu vou fazer o intercâmbio.. Na verdade quem vai falar não sou eu, e sim o meu querido amigo e jájá intercambista na Bélgica  Bruno Nobre.. ele também tem um blog e escreveu tão direitinho sobre o Rotary  que eu por admiração (e um pouquinho de preguiça admito) roubei a postagem dele haha então aí vai!

Olá, vou falar um pouquinho sobre Rotary agora.

Para quem não sabe, o Rotary International não é simplesmente uma agência de intercâmbio particular.
O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários a paz e a boa vontade no mundo inteiro.
Umas das ações dentro das várias que o Rotary faz é o Intercâmbio de Jovens, que movimentam 8 mil estudantes por ano no mundo inteiro, todos dispostos a levar um pouco de sua cultura e aprender algo de diferente no ano que vai morar fora.

O Rotary é dividido em distritos, que por sua vez, são divididos em Clubs. Cada distrito tem seu próprio conjunto de regras. Mas, em linhas gerais, para participar você tem que se inscrever e passar por um processo de seleção que analisa o seu historico escolar e entrevista você e seus pais.
Após dessa seleção acontece a escolha das vagas, que usa como critério a classificação na seleção.
Depois da escolha da sua vaga, começa a correria para preencher o loooongo Application Form, um formulário gigantesco, com informações gerais, informações sobre sua saúde, sua escola e uma redação feita por você e outra pelos seus pais. Parece pouco, mas acredite, demora muito para preencher todo.

Enfim, depois dessa montoeira de papel, você manda para o Rotary que enviará para o seu distrito anfitrião lá fora. E espera.

Essa espera toda é pelo sagrado Guarantee Form (GF), um documento que garante sua vaga no país e que traz todas as informações sobre escola e família que você tanto deseja XD
No meu caso, chegou rápido, no fim de maio (salvo engano), eu já tava com ele na mão.
Mas há casos que, já no começo de agosto, os intercambistas ainda não receberam os GF's.

Outra coisa legal do Rotary é que se você vai pro intercâmbio, você tem que hospedar um intercambista na sua casa,  a reciprocidade faz parte do jogo também.
No meu caso, estou recebendo o Felix, um alemão gente finíssima que já tá aqui faz duas semanas e quase completamente adaptado. Tem dificuldade com a língua, obviamente, e ainda estranha um pouco o calorão de Recife.

Agora você pergunta: ''Por que fazer intercâmbio pelo Rotary e não por uma agência particular, onde eu escolho tudo?''
Primeiramente eu digo, a diferença não é pelo preço. O intercâmbio pelo Rotary não tem muita diferença de valor para os outros, devido às taxas e etc...
Mas a diferença é que, você nunca vai encontrar um intercâmbio tão organizado e estruturado quanto o do Rotary. Pra você ter uma ideia, CADA intercambista tem três pessoas a disposição a qualquer momento, um conselheiro (pessoa fora da família que você pode consultar sem medo) e dois ''hotlines'' que são para problemas mais sérios que você possa eventualmente ter.
Ou seja, tudo é extremamente organizado e bem pensado.

Para aqueles que estão em dúvida se fazem ou não, eu digo logo: corra pro Rotary Club mais próximo e se inscreva o mais rápido possível, porque você não sabe o que está perdendo. E para aqueles que pensam que vão ''perder'' um ano de escola e que vai atrapalhar o processo de vestibular, etc..., na verdade você está GANHANDO um ano, cheio de experiências inimagináveis!

Para você que leu até agora, aquele abraço! E até o próximo post!
Bruno Nobre

Um comentário:

  1. Acho que em Janeiro, um blog da alemanha terá esse mesminho post do Bruno Nobre! kkkkk

    Valeu, Bruno s2 kkkkk

    /Iaci

    ResponderExcluir